Conheça os Benefícios de Montar Sua Loja Virtual

Descubra porque vale a pena empreender no mercado digital 

Com a pandemia, houve uma movimentação expressiva no mercado online. Enquanto algumas empresas precisaram se adaptar às demandas digitais, novos negócios também surgiram. Nesse contexto, os cursos de e-commerce desempenharam um papel importante na busca por conhecimento, planejamento e adaptação desses empreendimentos.

O movimento de migração para o online, motivado pela pandemia, contribuiu para  a educação dos consumidores, a ampliação do mercado e o surgimento de novas oportunidades para aqueles que sonham em empreender.

Os consumidores, agora mais familiarizados com o universo de lojas virtuais, passaram a enxergar na modalidade uma opção de compra segura, prática e descomplicada. 

Novos consumidores

Já que estamos falando sobre a ampliação do mercado de vendas online e o quanto isso tem sido relevante para o crescimento do setor, podemos começar tratando justamente do benefício associado ao aumento de consumidores nesse segmento.

As lojas virtuais já existem há algum tempo e sempre tiveram um público fiel. O que se notou foi um aumento nas vendas e o ingresso de novos clientes de lojas virtuais, principalmente depois de 2020.

A pandemia e a orientação com relação ao isolamento fez com que muitos consumidores, que antes não usavam as lojas virtuais, passassem a interagir e começar a utilizar essa modalidade.

Isso aponta para uma oportunidade aos empreendedores: se as pessoas estão mais familiarizadas com o online e têm buscado opções de compra desse segmento, há um mercado aquecido esperando para ser explorado. 

Baixo custo de manutenção e preços mais competitivos

Durante o planejamento para abertura de um e-commerce, é fácil para o empreendedor perceber como os e-commerces são vantajosos sob o ponto de vista financeiro.

Com um baixo custo de manutenção — principalmente se comparados com as lojas físicas, que demandam mais gastos com infraestrutura e recursos humanos —, manter uma loja online possibilita oferecer aos consumidores preços mais atraentes.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante que os empreendedores tenham a possibilidade de operar com custos mais baixos, mantendo a qualidade no atendimento e podendo praticar preços que ampliem a sua relevância frente à concorrência.

Ampliação do mercado

Se você tem uma loja física, estabelecida em uma determinada cidade ou bairro, sabe que o seu mercado fica restrito principalmente aos consumidores que circulam no entorno do seu estabelecimento.

Um dos benefícios das lojas virtuais é que elas ultrapassam as barreiras físicas experimentadas pelas lojas tradicionais. Com um e-commerce, o empreendedor tem a possibilidade de vender para qualquer lugar do país e até do mundo. 

Com a ampliação de mercado, aumentam as oportunidades de negócios, amplia-se o leque de clientes em potencial e as chances de crescimento. 

Facilidade de gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque afeta tanto os custos quanto a logística da empresa. Em muitos casos esse gerenciamento pode representar um gasto expressivo. Isso acontece pois ele demanda recursos humanos, tempo e energia.

Gerenciar o estoque de uma loja física não é fácil e requer experiência e investimento em processos dinâmicos e altamente organizados.

No caso das lojas físicas, uma das vantagens é a facilidade de gerenciamento, que pode ser totalmente automatizado com ferramentas digitais. Como todo o processo de compra é feito online, os gestores podem investir na integração de informações, o que manterá os dados de estoque atualizados em tempo real. 

Flexibilidade

Por fim, outro benefício que merece destaque é a flexibilidade. Aqui, a flexibilidade não pode ser confundida com “menos trabalho”. As lojas virtuais demandam muito esforço e energia, principalmente se o seu objetivo é prosperar.

No entanto, diferentemente das lojas físicas, que precisam estabelecer uma rotina de horário de abertura e fechamento que deve ser seguida à risca, as lojas virtuais funcionam um pouco diferente.

Uma loja virtual não tem horário de atendimento. O negócio está sempre aberto e disponível para que o consumidor realize as suas compras. Com isso, o empreendedor tem mais liberdade para escolher o seu horário de trabalho, sem a necessidade de seguir um esquema de carga horário rigoroso e imutável.

Essa talvez seja uma das grandes vantagens do mercado digital: a liberdade de escolha na gestão do próprio tempo. Somado a isso, o profissional tem condições de realizar grande parte das suas tarefas em casa, apenas com um computador e acesso à internet.

Sem dúvidas, os e-commerces são uma oportunidade de crescimento importante para negócios de diferentes portes e segmentos de mercado. Assim, com planejamento, conhecimento e suporte de profissionais especializados é possível começar a construir uma marca de sucesso no digital. 

Deixe um comentário