Como utilizar as legendas automáticas no Instagram?

Com o objetivo de facilitar a vida dos usuários, foram lançadas legendas automáticas no Instagram. O recurso é capaz de detectar o áudio do vídeo e assim faz a transcrição do que está sendo dito.

Logo, é uma ferramenta de acessibilidade, capaz de melhorar a experiência do usuário de forma significativa, principalmente a comunidade surda e com deficiência auditiva.

Além disso, é um recurso altamente útil para os usuários que precisam fazer uso do Instagram no modo silencioso, em momentos em que não é possível ouvir ruídos externos.

Afinal de contas, nem sempre é adequado ligar o som do celular, principalmente quando se está em locais públicos ou em ambientes mais sérios.

Segundo o próprio Instagram, as legendas estão disponíveis nos mais diferentes idiomas, desde o português, inglês e espanhol.

No entanto, ainda é comum encontrar criadores de conteúdos que ficam na dúvida sobre como usar as legendas automáticas. Por isso, vamos explicar aqui hoje. Vem com a gente!

A importância das legendas automáticas no Instagram

De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, só no Brasil existem mais de 10 milhões de pessoas que apresentam algum grau de deficiência auditiva.

Portanto, as legendas automáticas são fundamentais para esse grupo de pessoas, já que ajuda no entendimento e acaba se tornando também uma ferramenta de acessibilidade.

Além disso, como citamos anteriormente, às vezes o usuário quer acompanhar um conteúdo sem o áudio e aí as legendas ajudam a assistir o vídeo do início ao fim.

No entanto, se você ainda não se convenceu da importância das legendas automáticas no Instagram, abaixo apontamos algumas das principais vantagens que elas oferecem. Confira!

Alcance de mais pessoas

De acordo com uma pesquisa feita pela DidiGay, mais de 70% dos usuários assistem os vídeos no celular no mudo. Logo, essa é uma tendência que está relacionada também as redes sociais, inclusive o Instagram.

Isso significa que as pessoas estão navegando com o áudio no mínimo ou às vezes até desligado.

Então, essa prática acontece porque os usuários utilizam o celular em locais públicos e muitas vezes acessam os vídeos enquanto estão em horário de descanso do trabalho, por exemplo.

Então, se você quer mais visualizações no reels, fazer uso das legendas automáticas é essencial para melhorar o alcance do seu conteúdo hoje.

Ora, se o usuário chegar até o final do seu vídeo, esse é um sinal claro de que seu conteúdo é interessante e isso faz com que os algoritmos começam a favorecer a você.

Ajuda na compreensão da mensagem

Além de melhorar o alcance, outra vantagem interessante de se utilizar as legendas automáticas no Instagram é a melhora na compreensão da mensagem.

Como você deve saber, o Brasil é um país que tem diversas expressões e sotaques, que variam de acordo com cada região.

Portanto, a legenda pode ser útil para um melhor entendimento da mensagem que você deseja passar.

Sem contar que é muito comum que alguns usuários sintam dificuldade em entender o que está sendo dito em áudio, principalmente quando o áudio não está tão bom.

Sendo assim, as legendas também ajudam nesse sentido, permitindo que o usuário leia e entenda o que está sendo dito com maior clareza possível.

Democratização da informação

Por fim, uma das vantagens de fazer uso das legendas automáticas no Instagram é a democratização da informação.

Isso porque, a legenda pode ajudar em outro ponto aqui: a tradução! É através dela que as milhares de pessoas, que não compreendem o idioma português, podem assistir seu conteúdo e entrar em contato com o seu perfil.

Logo, podemos dizer facilmente que essas legendas ajudam na inclusão digital, pois torna os conteúdos acessíveis e de fácil compreensão, seja por deficientes visuais, por quem prefere vídeos sem áudios ou por estrangeiros que se depararam com seu vídeo em algum momento. 

Como usar as legendas automáticas no Instagram?

A ideia das legendas automáticas é ampliar o alcance dos conteúdos, fazendo com que mais usuários consigam ser impactados pelos vídeos produzidos no Instagram.

Mas afinal, como usá-las? É bem simples, basta que você siga o passo a passo abaixo:

  • Você deve entrar na sua conta do Instagram;
  • Em seguida, vá para “configurações”;
  • Depois em “conta” e em “legenda”;
  • Por fim, clique em “legendas geradas automáticas”.

Caso o seu celular tenha sido adquirido aqui no Brasil, o idioma padrão será o português. Caso não, o idioma pode estar em inglês. Em todo caso, você pode escolher o idioma adequado para as suas legendas do Instagram.

Veja também: Geradores de Hashtag do Instagram: Eles realmente são tão úteis

Aplicativos para adicionar legendas automáticas no Instagram

Apesar de ter as suas vantagens, é muito comum se deparar com os usuários reclamando das legendas que o Instagram disponibiliza automaticamente.

Isso porque, muitas vezes ela não faz a transcrição literal e acaba apresentando erros de escrita. Afinal de contas, são legendas geradas pela inteligência virtual.

Então, se você não se sentir satisfeito com as legendas automáticas no Instagram, existem ferramentas que façam esse trabalho de forma mais eficaz. Veja abaixo!

Capcut

O Capcut é o app mais conhecido dessa categoria, pois é gratuito a função que identifica a voz e faz a transcrição de forma literal do que está sendo dito.

Contudo, o que chama atenção nele mesmo é a possibilidade de você fazer edições das palavras que apresentarem erros ortográficos ou que foram identificados de forma errada.

Além disso, o Capcut é bem simples de ser utilizado, com um layout simplificado e que não gera qualquer dúvida no usuário.

Subtitles

Se você é usuário do iOS, um aplicativo para fazer legendas automáticas no Instagram hoje é o Subtitles. Assim como acontece com o app anterior, ele faz a transcrição a partir do que está sendo dito.

Além disso, permite ainda que você faça as alterações na legenda, realizando os ajustes necessários, como mudanças de palavras ou até mesmo corrigindo a ortografia.

No mais, o Subtitles é totalmente eficiente e vem sendo utilizado há um certo tempo para legendar IG TV, stories, vídeos do Facebook e hoje é útil para os reels do Instagram também.

MixCapations

Outra opção que você vai gostar de testar também é o MixCapations, aplicativo que foi desenvolvido especificamente para legendar vídeos de forma geral.

Contudo, ele é interessante por permitir que você escolha a fonte da legenda, faça adaptações das palavras, altere o local e até mude a cor da legenda para que ela se torne mais atrativa.

Além disso, ele permite não apenas legendar os stories, mas se adequar também ao reels, Tiktok, Facebook, Twitter e muito mais.

Conclusão

Quem tem o sonho de crescer na internet precisa aplicar todas as estratégias possíveis para melhorar o alcance e uma delas é exatamente o uso das legendas automáticas no Instagram.

Através delas você consegue não somente melhorar seu engajamento, mas também promove uma acessibilidade digital, fazendo com que seu conteúdo atinja pessoas com deficiência.

Além disso, como notado, os usuários preferem navegar pela internet no modo silencioso. Assim, as legendas contribuem também para que você consiga atingir parte da população que assiste vídeos sem som.

Por fim, agora é com você: gera as legendas automáticas no próprio Instagram ou utilize alguns dos aplicativos que citamos aqui.

Deixe um comentário