Palavras de Transição SEO: Saiba Mais Sobre Elas!

Se você já trabalhou alguma vez com a ferramenta Yoast, provavelmente já ouviu falar sobre as palavras de transição SEO e em como ela ajudam a ranquear seu site nas buscas do Google.

Mas se você nunca ouviu falar sobre, e deseja entender do que se trata, perfeito, esse artigo é para você. Iremos te explicar o que são as palavras de transição SEO, continue conosco!

Veja Também >>> Como ganhar dinheiro online

Vale frisar, que as palavras de transição são mais que números e dados, elas possuem uma função mais importante, a de dar sentido ao seu texto, isso mesmo, essas são aquelas palavras que criam correlação entre as frases e os parágrafos, dando sentido ao texto.

Resumindo, elas dão continuidade ao texto, impedindo que fique um aglomerado de frases jogadas e sem sentidos, ou seja, permitem que você entenda o que está sendo escrito. Para haver essa coesão do texto atingindo as métricas, há dicas que devem ser seguidas.

Com um texto bem escrito, a leitura não fica mais fluida?  Para isso, as palavras de transição se tornam fundamentais, além de deixarem o texto mais objetivo e fluido, tornam mais fácil a compreensão da sua ideia e o entendimento do objetivo do seu texto.

As palavras de transição SEO estão mais do que ligadas apenas à legibilidade e compreensão do seu artigo, utilizando-as corretamente conseguem melhorar o SEO do seu artigo. Você deverá usá-las quando for escrever textos para seus blogs, para deixar o texto mais natural.

Resumindo e reforçando, as palavras de transição SEO servem para: 

  • Harmonizar parágrafos, orações e frases
  • Otimizar a transmissão de ideia
  • Auxiliar na construção de longos textos, sem perder o sentido

Você deve estar pensando: mas por que a utilização das palavras de transição é importante para o SEO?

O Google está sempre se atualizando, e a cada atualização, surgem novas métricas, diante disso, ele considera coisas que antes não eram consideradas, no momento a experiência do usuário tem sido mais importante.

Quanto mais satisfeito o usuário, maior as chances de ranquear, há vários pontos a serem analisados:  rapidez no download de fotos, facilidade de leitura e a rapidez da abertura da página pesquisada.

Quanto mais claro, fluido, fácil de ser lido e compreendido o seu texto, maior será a experiência do leitor, fazendo com que o Google passe a recomendar seu trabalho para mais pessoas, pois diante dos resultados positivos, ele entende que você preza por uma boa experiência, sendo assim, saber usar as palavras de transição SEO corretas, é a melhor maneira de deixar seus textos com as melhores métricas.

Para entender melhor, pare e pense igual o leitor: o que você prefere, um texto direto, claro e fluido ou um mal escrito?  São as palavras de transição que otimizam um artigo, elas que ajudam a diminuir a taxa de rejeição.

Exemplos de palavras de transição para SEO

Existem diversas palavras de transição, em que podemos dividi-las como simples ou compostas.

Podemos citar como exemplo:

  • Simples: Portanto, afinal, então, pois;
  • Composto: Desde já, Posto isso;

Além disso, elas podem ser divididas por “onde se encontra dentro do texto”

  • Indicando tempo: frequentemente, logo depois, atualmente;
  • Indicando introdução: desde já, a princípio, primeiramente;
  • Concluindo: Por fim, dessa forma, assim, dessa maneira, concluindo;
  • Comparação: Por outro lado, assim como, de acordo com, parecido com;

Esses são apenas alguns exemplos de palavras de transição.

Você sabe como as palavras de transição podem ajudar no ranqueamento?

Uma escrita que consiga utilizar todos os recursos, traz inúmeros benefícios, para o leitor e para você também, pois a utilização correta dos elementos textuais influencia diretamente no ranqueamento dos seus artigos, além de melhorar as métricas e a escaneabilidade.

O seu texto precisa estar bem estruturado, inteligível e harmonioso para te ajudar com o ranqueamento da sua página, pensando nisso separamos 5 dicas para que você saiba como utilizar as palavras de transição para otimizar o SEO do seu site.

5 dicas de como utilizar as palavras de transição SEO para melhorar o seu site.

1: Naturalidade:  o objetivo de usar as palavras de transição é garantir que o texto fique fluido de ler. Então, ao escolher e utilizar esses elementos tente ser bem natural, o máximo que conseguir, afinal a compreensão da ideia central do seu artigo deve ser feita com naturalidade no decorrer da leitura.

Evite encher seu texto de palavras de transição, por mais verde que fiquem as métricas do Yoast, pois isso não significa necessariamente que seu artigo ficará bom.

2: Palavras de transição adequadas: nosso idioma possui um vocabulário bem extenso, o que faz com que exista diferentes categorias de palavras de transição, então tenha cuidado quando for fazer a sua escolha, tente sempre escolher as que melhor se adaptam ao seu texto.

3: Adapte ao seu público:  sempre pense no seu público na hora de escolher as palavras de transição que usará, não adianta você utilizar palavras muito formais se o seu público entende e se comunica de forma informal, por exemplo: seu público é jovem, então você deve usar uma linguagem que ele entenda. Provavelmente não irão se referir um ao outro como senhor e senhora, então evite esses termos na sua escrita.

Lembre-se sempre: as palavras de transição SEO servem para otimizar a experiência do usuário, caso ele se depare com alguma expressão que não entende ou não se encaixa ao seu perfil, é bem provável que ele deixe de ler seu artigo, e assim aumente a taxa de rejeição.

4: Referências: está com dificuldade para encontrar e aplicar as palavras de transição ideais para o seu público? Pesquise referências, dê uma olhada em outros blogs do mesmo nicho que o seu e que estejam bem-posicionados, leia os textos e tente encontrar referências para sua página, mas não esqueça: apenas referência, nada de plágio!

5: Repetição:  cuidado com a repetição, se você insistir em repetir sempre as mesmas palavras, seu texto ficará cansativo e repetitivo, o que fará com que ele seja deixado de lado, e isso reduzirá o engajamento da sua página.

Há uma variedade enorme de palavras de transição, então aproveite para explorar essas opções ao máximo, sempre cuidando para não haver muitas repetições. Aproveite para ousar brincar, use sua imaginação e veja seu texto se destacar.

No plugin Yoast existe uma métrica chamada “frases consecutivas”, ela aponta quantas vezes você repetiu a mesma frase, se aproveite dessa ferramenta e deixe sua imaginação fluir, e entregue um conteúdo original e único para o seu público.

Como dito anteriormente, as palavras de transição SEO não servem apenas para aumentar as métricas do seu blog, mas também para que seu texto fique legível, claro, fluido e direcionado ao seu público, aproximando-o de você e sua empresa, fazendo com que ele se sinta confortável e seguro de consumir seu conteúdo e até indicar para amigos e familiares.

Leia e releia quantas vezes achar necessário esse texto, e comece hoje mesmo a usar as palavras de transição corretas e tenha sucesso na sua escrita. Caso você tenha dificuldades em escrever, poderá usar programas com inteligência artificial, como o Reescritor. Com um site assim, você é capaz de produzir textos muito mais rápidos, e geralmente ele produz os textos usando as palavras de transição de maneira natural e que ajude no SEO.

Deixe um comentário