Curso de Marketing Digital – 4 Perguntas Que Você Precisa Fazer Antes de Escolher um Curso de Redes Sociais

Você pensa em fazer um curso de marketing digital, mas não sabe para que ele seria útil? Você veio ao lugar certo. Vamos ajudar você a escolher as melhores opções de cursos no mercado, através de alguns conceitos simples.

A internet é considerada como uma ferramenta utilizada por mais de 50% da população, no mundo. E assim como a sociedade se atualizou, se fizeram necessários avanços e novas estratégias no marketing, chegando às redes.

Sendo assim, os conceitos do marketing como ciência social foram aplicados ao mundo digital e à sua cultura própria. E as transformações da cultura da internet ao longo de suas décadas de existência fez com que os conceitos se transformassem.

 Curso de Marketing Digital – 4 Perguntas Que Você Precisa Fazer Antes de Escolher um Curso de Redes Sociais
Curso de Marketing Digital – 4 Perguntas Que Você Precisa Fazer Antes de Escolher um Curso de Redes Sociais

Ao longo do texto, vamos responder por que você deveria se importar com o marketing digital, o que um curso de marketing digital pode agregar à sua profissão, quem pode fazê-lo e porque ele deveria focar em redes sociais.

Mas afinal, o que é marketing digital e porque ele é importante?

Às vezes, há negócios que possuem potencial para o sucesso no mundo virtual, mas não o atingem. Por que isso acontece? Por não terem conhecimento na aplicação correta do marketing digital.

Com a popularização das redes sociais, está cada vez mais fácil criar meios de aproximação entre uma empresa e o consumidor. Além disso, o mundo virtual está em ascensão, permite um maior alcance na divulgação de um serviço ou produto. 

Um curso de marketing digital tem o objetivo principal de compreender o mercado, suas características, quem está inserido nele, e quais são suas tendências. Tudo isso através dos pilares do marketing digital.

  • SEO

Refere-se à maximização de seu ranking nos mecanismos de pesquisa, através de palavras-chave e conhecimento das ferramentas de indexação desses mecanismos. O conhecimento do SEO é rigorosamente importante para se destacar no mercado digital.

  • Inbound Marketing

É nada mais que estabelecer um canal de comunicação com o consumidor. No início da década de 2010, o Twitter recebeu grande destaque nesse ramo, pois permitia um canal direto das empresas com o consumidor.

Inicialmente, a ideia era apenas receber reclamações e dúvidas dos clientes. Porém, com o passar do tempo, as empresas perceberam que podiam usar o poder do “meme” (a proliferação de um signo cultural) como ferramenta de marketing.

 Curso de Marketing Digital – 4 Perguntas Que Você Precisa Fazer Antes de Escolher um Curso de Redes Sociais
Curso de marketing digital

Esse é o exemplo mais poderoso de inbound marketing da história do marketing digital. O engajamento dos consumidores não vem apenas pela comunicação, mas pela demanda de um conteúdo atrelado ao produto.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo diz respeito ao posicionamento local-espacial da sua empresa no mercado. O que isso quer dizer? Simples, você precisa estar onde o seu público-alvo está. Não dá para vender areia no deserto.

Como descobrir onde está seu público-alvo, afinal? Ora, provavelmente, ele é composto de pessoas muito diversas, não? A resposta está na persona. Ela é, simplificadamente, a representação de seu “cliente ideal’, um cruzamento de características comuns entre todos eles.

O mais importante em escolher um curso de marketing digital é entender que ele deve focar tanto nos conceitos quanto na prática. Além de estudar exemplos recentes.

O que um curso de redes sociais pode agregar em minha vida profissional?

O curso de marketing digital permite mais oportunidades dentro do mercado de trabalho, que tem exigido conhecimento e formação nesta área. Isso, claro, porque cada vez mais pessoas estão adentrando as redes sociais.

É possível habilitar o desenvolvimento de ferramentas, mecanismos e estratégias de criação de conteúdo dentro do mundo virtual. Além disso, permite executar um plano de comunicação para utilizar-se delas no mercado de trabalho.

Entre estas ferramentas, encontram-se:

  • CRM

Sigla para “Customer Relationship Management”. Basicamente, são ferramentas que automatizam a coleta de informações dos consumidores. Isso torna muito mais fácil o gerenciamento de perfis de usuário, ideal para quem foca em diferentes mercados consumidores.

  • CMS

Sigla para “Content Management System”. São uma série de ferramentas para criação de conteúdo de forma simples, sem necessidade de muito conhecimento técnico. Isso é importante, pois a demanda de conteúdo é cada vez mais crescente.

Tanto em volume quanto em qualidade, os consumidores digitais se tornaram extremamente exigentes em estar em contato com as redes que acompanham. Manter a produção de conteúdo constante faz sua marca sempre estar em evidência.

  • CTA

É a sigla para “Call-to-Action”, e são basicamente elementos sensoriais que atraem a atenção do consumidor. Normalmente, referem-se a elementos gráficos na página, os famosos “clickbaits”. Apesar de serem considerados pouco sofisticados, se bem utilizados, podem ser armas poderosas.

Quem pode fazer um curso de redes sociais?

Não há nenhuma regra que impeça alguém de fazer um curso de marketing digital. Seja graduado anteriormente em marketing ou não. O curso é buscado, principalmente, por profissionais das áreas de administração, comunicação, marketing, além de estudantes.

Além disso, a busca de influencers e criadores de conteúdo por esse tipo de especialização vêm crescendo geometricamente. Isso porque, para esse tipo de pessoa, o conteúdo e a informação são seus produtos e serviços.

Para esses profissionais, o curso lhes proporcionará conhecimento em:

  • Área de administração

Auto administrar-se é um dos maiores desafios de novatos no mercado digital. Isso porque a internet ainda é muito relacionada à informalidade. Porém, quanto mais anos se passam, mais criadores de conteúdo se especializam e mais competitivo torna-se o mercado.

Saber alocar seus tempos e recursos é essencial para não ser engolido pela mediocridade.

  • Área de comunicação

Saber quando e como ouvir e interpretar seus consumidores, seguidores ou clientes é uma habilidade extremamente importante. A imagem que uma pessoa tem de uma marca é muito delicada, e um passo em falso na internet, pode ser sua condenação.

  • Área de marketing

Isso engloba não só saber como se posicionar no mercado, como também ter uma noção do mercado como um todo. Isso inclui saber com que tipo de marcas fazer parcerias, onde divulgar seu trabalho e outras coisas anteriormente citadas.

Curso de marketing digital Por que as redes sociais?

Dificilmente você irá conhecer alguém que não tenha uma conta no Facebook, no WhatsApp, no Instagram ou até mesmo no Twitter. As redes sociais são os principais aglomerados de possíveis consumidores na internet.

Trending Topics, Stories e IGTV são só alguns dos principais e diferentes recursos que conectam as marcas às pessoas. Um influenciador que aparece usando uma maquiagem traz para si um cargo de embaixador.

Sendo um mercado extremamente dinâmico, a velocidade das informações que são dissipadas é muito maior. Isso torna as redes sociais um ambiente de grande ascensão, mas também de uma rápida queda.

            Isso torna o resto óbvio: para se manter em alta nas redes sociais, é preciso sempre saber onde se pisa. Você precisa estar sempre em evidência, mas manter o equilíbrio entre a paixão e o ódio.

 Curso de Marketing Digital – 4 Perguntas Que Você Precisa Fazer Antes de Escolher um Curso de Redes Sociais
Curso de marketing Digital

            Associar-se a uma pessoa que na semana seguinte pode ser abandonada ou rechaçada pelo público que a acompanhava, por exemplo, leva o nome da sua marca junto para o buraco. Mas como prever esse tipo de coisa?

            Não há uma fórmula clara, mas especialistas têm estudado esse fenômeno recentemente com muito interesse. Saber com quem negociar é uma das bases de um curso de marketing digital.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!