O Que é Marketing Digital: Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Assunto

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por Max

O Que é Marketing Digital: Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Assunto

O Que é Marketing Digital o marketing digital é a palavra do momento para qualquer um que pretende ganhar dinheiro pela internet. Entender os conceitos fundamentais e as estratégias da disciplina é essencial para a expansão da sua marca e atração de mercado.

            Apesar de relativamente recente em relação à história do marketing como um todo, esse conceito surgiu já nos primórdios da internet. Porém, sua expansão para o que temos hoje surgiu apenas em meados dos anos 2000, com a internet 2.0.

            Pensando nisso, esse guia foi elaborado para que iniciantes em negócios pela internet possam ter um ponto de partida em suas pesquisas. Vamos passar pela história do conceito e seus conceitos-chave.

O Que é Marketing Digital: Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Assunto
O Que é Marketing Digital: Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Assunto

            Depois, vamos comentar um pouco sobre conceitos de marketing em si. Dessa forma, o leitor estará preparado para entender o funcionamento das estratégias sociais do marketing no contexto digital.

            Por fim, serão expostas algumas das principais estratégias do marketing digital, para que você possa aplicá-las melhor no seu negócio.

História

A internet surgiu, como rede mundial, no início dos anos 1990. Naquela época, ela não se diferenciava muito da mídia tradicional. Havia pouquíssimos sites no ar, e apenas grandes empresas ou entusiastas de tecnologia podiam produzi-los.

Ao longo da década, tivemos o surgimento das primeiras redes sociais (como o ICQ e o mIRC) e dos primeiros mecanismos de busca. Na época, os sites de busca ainda precisavam de uma indexação manual do próprio dono da página.

No começo dos anos 2000 começou a revolução. Primeiro, através dos blogs: páginas pessoais que podiam ser criadas rapidamente, através de ferramentas simples. O segundo foi o advento de novas redes sociais, que permitiam que pessoas se conectassem ainda mais.

A conexão direta de pessoas para pessoas gerou uma nova era de produção de conteúdo. Ao invés da informação está contida em grandes veículos, sendo espalhadas ao público, ela era gerada pelo público e distribuída descentralizadamente.

O Que é Marketing Digital: Tudo Que Você Sempre Quis Saber Sobre o Assunto
O Que é Marketing Digital

Daí surge o grande desafio do marketing digital: como fazer com que as pessoas alcancem sua marca, em um mundo onde o conteúdo está cada vez mais descentralizado? É sobre isso que vamos comentar ao longo do texto.

Os 4 (ou 8) p’s do marketing

Os quatro p’s do marketing seriam os pilares para uma estratégia social de disseminação de um produto ou serviço. Seriam o ponto de partida para uma campanha bem-sucedida, sendo eles:

  • Produto

O quê está sendo vendido? Essa é a pergunta respondida pelo produto. Como você deve imaginar, ele reúne os aspectos tangíveis e intangíveis do objeto que está sendo comercializado.

  • Preço

Por quanto está sendo vendido? O lucro sob a venda será ditado exclusivamente pelo preço. Deve haver um equilíbrio muito preciso entre o lucro e a acessibilidade. Se um produto for muito caro, não será atrativo para o consumidor.

  • Praça

Onde está sendo vendido? Essa variável envolve toda a logística sob a distribuição dos produtos e serviços, do início até o consumidor final. Aqui entram também a ideia de fazer um produto chegar até seu público-alvo.

  • Promoção

Como está sendo vendido? Isso envolve a campanha de marketing em si. Quais estratégias estão sendo empregadas para que aquele produto receba um destaque? E mais importante: quais os canais de divulgação que estão sendo utilizados?

Depois de um tempo, um quinto pilar foi adicionado aos anteriores, sendo agora 5 p’s do marketing. Sendo o último:

  • Pessoas

Para quem está sendo vendido? A que público-alvo seu produto é direcionado? Além disso, como você pode criar uma demanda nessas pessoas sob o seu produto? Futuramente, no marketing digital, esse pilar dará luz ao conceito de persona.

Ainda há alguns autores que trabalham o conceito de outros três pilares, totalizando oito deles. Eles serão listados abaixo, mas não comentados, pois são, basicamente, derivativos dos anteriores.

  • Processos
  • Posicionamento
  • Performance

Objetivos do marketing digital

  • Proliferar a rede

A proliferação dos polos de informação e conteúdo geraram dois efeitos distintos: o primeiro foi facilitar o acesso às ferramentas que permitem que seus clientes sejam alcançados. O segundo foi a dificuldade de atrair a atenção das pessoas.

Com cada vez mais dados tendo de ser processados pelos sentidos humanos, menos tempo para ser gasto em cada um deles. Dessa forma, as estratégias do marketing digital buscam fazer com que seu produto se destaque em meio aos demais.

  • Fortalecer a marca

Ter uma marca forte não envolve apenas número de vendas. Envolve, principalmente, o engajamento do público em relação à sua imagem. Ter clientes fiéis fortalece seus produtos e ajuda na proliferação da sua marca.

O Que é Marketing Digital
O Que é Marketing Digital

Um cliente satisfeito tende a recomendar um produto para as pessoas próximas a ele. Esse é o efeito que toda marca busca gerar nos consumidores, e, um dos principais objetivos da publicidade virtual.

  • Realizar negócios melhores

Estar bem estabelecido no mercado abre diversas oportunidades de negócios. Quanto maior a rede de consumidores, melhores serão as oportunidades de parcerias.

Conceitos-chave do marketing digital

  • Persona

Persona nada mais é do que o seu “comprador ideal”. Ele é uma mistura das diversas características compartilhadas entre seu público-alvo. Em resumo, é um meta-tipo de cliente, no qual você foca para atingir seus diversos subtipos.

  • Lead

Seus leads são, nada mais, que suas oportunidades de negócios. São informações e conteúdos-chave que irão guiar o consumidor à compra do seu produto. Uma propaganda chamativa ou uma boa chamada na descrição da página são exemplos de leads.

  • Funil de Vendas

É uma cadeia que envolve as três etapas do processo de compra: compreensão do problema, consideração de compra e decisão. Ou seja, o cliente se sente atraído por sua solução, confabula contratá-la e, por fim, fecha o negócio.

  • CRM

Sigla para “Customer Management System”. É uma ferramenta que permite a gestão dos consumidores de forma simples num ambiente digital. A criação de contas em sites é um dos melhores exemplos disso.

  • Landing Page

São “páginas de conversão”. Normalmente, são carregadas de diversos leads, que buscam prender o usuário no funil de vendas. É quase como a versão digital de um panfleto.

  • CMS

Sigla para “Content Management System”. É uma ferramenta digital voltada para a criação de conteúdo que não exige alto conhecimento técnico. Os primeiros templates de blogs, no fim dos anos 1990, são bons exemplos do CMS em prática.

  • CTA

Sigla para “Call-to-Action”. São chamadas que direcionam o consumidor na página, trazendo-o, pouco a pouco, para o funil de vendas. Botões com frases imperativas, como “inscreva-se”, são exemplos de CTA.

Os três pilares das estratégias de marketing digital

  • SEO

Sigla para “Search Engine Optimization”. São ações tomadas visando aumentar o ranking da sua página em mecanismos de busca. O SEO é o maior fator de conversão da atualidade e chave para o sucesso do marketing digital.

  • Inbound Marketing

Literalmente “marketing de atração”. Tem como objetivo criar uma audiência para si. Isso é feito através da compreensão das necessidades dos seus consumidores. Ao mostrar às pessoas o que elas querem, você cria um canal de comunicação, aumentando a fidelidade.

  • Marketing de Conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é posicionar a empresa no local e momento certo para ser encontrada pelo usuário. A melhor maneira de fazer isso é entendendo quem é sua persona e onde ela se encontra na internet.

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