Marketing Digital: O Que É e Como Você Pode Usá-lo Para Ganhar Dinheiro ?

Marketing digital o que é, é possível que você tenha um produto ou serviço maravilhoso para oferecer para as pessoas, mas não sabe como fazer isso chegar até elas. Esse é o principal objetivo do marketing digital. Utilizar das ferramentas online para nutrir uma comunidade de negociantes satisfeitos foi o que levou à criação desse conceito. Por isso é tão importante conhecer suas ferramentas.

Marketing Digital: O Que É e Como Você Pode Usá-lo Para Ganhar Dinheiro ?
Marketing Digital: O Que É e Como Você Pode Usá-lo Para Ganhar Dinheiro ?

Suas origens remontam ao início da internet, nos anos 1990, com o surgimento da publicidade digital. Mas foi apenas nos anos 2000 que ele alcançou seu auge, se tornando ferramenta essencial para o sucesso de um negócio online.

O objetivo deste artigo é, portanto, introduzi-lo ao conceito de marketing digital, apresentar suas ferramentas e te mostrar como você pode ganhar dinheiro a partir disso. Ao final, você terá um poderoso aliado em suas mãos.

O Que é marketing digital ?

Antes de definir o que é marketing digital, vale a pena definir o que é marketing. Parafraseando Kotler, marketing é um processo social pelas quais indivíduos e grupos interagem, buscando a satisfação de seus desejos através da livre negociação.

Isso significa que o marketing vai muito além de uma fórmula mágica para vender produtos. A percepção das pessoas sobre um objeto envolve diretamente a cultura de uma população, sua moral e seus aspectos sociais.

Portanto, para ganhar dinheiro através de ferramentas de marketing, é preciso, inicialmente, saber com quem o produto dialoga. Daí deriva o conceito de público-alvo. Pessoas diferentes possuem necessidades e desejos diferentes, e são esses que seu produto quer sanar.

E onde o “digital” entra nisso? Bom, num mundo multipolarizado e policêntrico em que vivemos, as informações e conteúdos consumidos pelas pessoas parte, cada vez mais, de seus pares.

Marketing Digital: O que é

Antes, a maior fonte de propaganda era um espaço na televisão às sete da noite. Pois bem, os tempos mudaram. Hoje em dia pode ser muito mais efetivo divulgar seus serviços através de uma personalidade digital.

Portanto, o marketing digital visa a execução de uma série de atividades, visando posicionar seu produto ou marca no ambiente online. Isso envolve três principais estratégias.

Principais estratégias usadas pelo marketing digital

  • SEO

Se você nunca ouviu falar de SEO, você não sabe o que está perdendo. Essa é a sigla para “Search Engine Optimization”, e compreende uma série de atividades feitas para melhorar o ranking da sua página em mecanismos de busca.

As pessoas, em sua interação umas com as outras, frequentemente seguem tendências. Um grande fato que acontece no mundo pode gerar um grande volume de pesquisa para ele. Aproveitar-se das tendências é uma das ferramentas na estratégia do SEO.

Na internet, uma tendência pode surgir inesperadamente em uma rede social, por causa de uma postagem que concentrou visualizações nela. Como você pode usar disso para benefício próprio? Essa é a pergunta respondida pelo SEO.

Inbound Marketing

“Inbound Marketing” significa literalmente “marketing de atração”. O principal objetivo dessa estratégia é gerar uma comunidade em volta de si. Entendendo as necessidades de um público e sabendo atendê-las, você gera engajamento, e, portanto, uma audiência em volta de si.

A ideia aqui é pensar no que pode ser feito para que aquela pessoa permaneça em suas conexões. Invariavelmente, isso significará gerar um conteúdo que puxe sua atenção, e um produto que atenda suas necessidades.

Manter a pessoa em suas mídias farão com que ela esteja sempre prestando atenção nos produtos e serviços que você oferece. Ela torna-se um cliente fiel, e recomenda suas ofertas a outros.

  • Marketing de Conteúdo

Imagine que você está assistindo um programa sobre agropecuária, de manhã bem cedo na televisão, e ele é interrompido por um comercial de bonecas. Soa estranho? Pois bem, isso é falta de marketing de conteúdo.

Para ganhar dinheiro na internet, você precisa saber posicionar sua empresa no local e momento certo para fisgar o cliente. Para isso, porém, você precisa saber quem é o seu cliente. Aí entra o conceito de persona.

Marketing Digital: O que é

Persona é uma extrapolação de um cliente ideal. A ideia é pensar em uma identidade imaginária da pessoa que encaixa perfeitamente no seu produto ou serviço. Essa pessoa, claro, não existe, mas ajuda a manter um foco na campanha.

Sabendo quem é seu cliente ideal e como atendê-lo, suas aproximações no mundo real – os tipos que formam o arquétipo – estarão, em alguma medida, também realizadas. Busque divulgar sua marca atrelando-a ao conteúdo que seu cliente ideal estaria procurando.

Objetivos

  • Aumentar a rede

Você deve imaginar que a proliferação de polos de conteúdo gera, contrariamente, uma dificuldade de alcançar as pessoas, não? Afinal, no exemplo do horário das sete da tarde, era bem óbvio o momento em que você atingiria mais consumidores.

Isso é verdade, porém, há outra questão envolvida. Com a proliferação de fontes de informação e conteúdo diferentes, maior a diversidade de formas que eles tomam. Isso te ajuda a focar no cliente perfeito para o seu produto.

O lucro gerado pelo marketing digital provém de começar a espalhar seus produtos e serviços para o máximo de pessoas possível, mas seguindo os possíveis clientes daquele produto.

  • Fortalecer a marca

Depois de espalhada a palavra, é chegada a hora de fidelizar os novos clientes. Isso é feito, claro, através da criação de um canal de comunicação entre a empresa e o consumidor.

Se o cliente se sente ouvido, sente que você está presente para satisfazer suas necessidades. Isso gera uma fidelização, e clientes fiéis são mais propensos a consumir produtos da marca que levam no coração.

Quando isso ocorre, a percepção da sua marca para as pessoas é fortalecida, e sua empresa ganha reconhecimento. Essa é uma das grandes forças de uma empresa, dado exemplos como a Ford e a Apple.

  • Realizar melhores vendas

O último ponto dessa cadeia é o fechamento de negócios melhores. Quanto mais reconhecida sua marca, maior a chance de parcerias e exclusividades. É o exemplo da velha parecia entre a Coca-Cola e o Mcdonalds, dois gigantes do século XX.

Onde o marketing digital se propaga: as formas de ganhar dinheiro

  • Blogs e sites

Apesar de serem considerados obsoletos, visto o avanço das mídias sociais na década de 2010, sites ainda são relevantes na atualidade. A diferença é que o foco mudou.

Antes, ter um portal famoso lhe fazia relevante nas redes sociais, agora um perfil nas redes que atrai muitos seguidores traz visitantes ao seu site. A importância desses locais é que você é livre para escolher a relevância dos produtos.

  • Motores de busca

Como dito anteriormente, um bom SEO faz com que, ao buscar por produtos e serviços como os seus, os consumidores caiam primeiro nos seus canais. Isso é extremamente importante, se você quer sobressair aos seus concorrentes.

  • Mídias sociais

O ponto mais importante da estrada. São nas redes sociais onde todos estão, todos se comunicam e compartilham experiências. Ter destaque nas mídias sociais é essencial para se sobressair no pós-2010, principalmente pelo sucesso do YouTube.

Um alto número de seguidores e compartilhamentos pode, da noite para o dia, virar o jogo no mercado. A principal chave para ganhar dinheiro na internet é ter um alto engajamento em suas mídias, produzindo conteúdos massivos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!